terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

PINTURA DO RENASCIMENTO


Madona no Prado
Rafael


Na minha opinião, esta é uma das melhores pinturas do renascimento, ou pelo menos, uma das poucas que engloba todas as características da pintura renascentista.
É uma pintura muito realista, como podemos verificar nos rostos e corpos das personagens, na roupa da senhora e nos pormenores da vegetação e do céu.
Tem muito naturalismo, uma vez que Rafael representou a natureza humana e vegetal, ao pintar muito pormenorizadamente bastante vegetação e as duas crianças nuas.
Também transmite a ideia de perspectiva, já que todas as personagens têm o tamanho ideal e é possível ficar com a ideia de distância porque os elementos da pintura vão diminuindo de tamanho à medida que se “avança para o fundo da pintura”. O branqueamento do céu, das montanhas e do lago também contribuem para esse efeito.
Podemos encontrar também a terceira dimensão (relevo, profundidade e ideia de volume) que o pintor conseguiu explicitar maravilhosamente. Há zonas muito luminosas (como as pernas, braços e rosto dos dois meninos; o pé, rosto e ombro esquerdo da senhora e algumas zonas na vegetação) e zonas muito sombreadas (sombras dos três personagens e sombra dos montes de vegetação) para dar as ideias de volume e relevo.
Pessoalmente, gosto desta pintura. É muito colorida e luminosa e transmite bastante calma, paz e ternura. Na minha opinião, é a sintonia perfeita entre o homem e a natureza. Penso que Rafael tinha muito talento e isso também está representado nesta maravilhosa pintura.


Dama com Arminho
Leonardo Da Vinci
Esta pintura de Leonardo Da Vinci é muito bela, mas não tem todas as características da pintura renascentista.
É, no entanto, muito realista. Aliás, o realismo é a característica mais presente neste quadro. Podemos vê-lo em toda a pintura, mas principalmente no corpo do arminho e nos dedos e face da senhora. Esta parece mesmo verdadeira: o seu olhar parece olhar para algo fixo e a boca tem um leve sorriso.
Esta pintura tem algum naturalismo, ainda que pouco, uma vez que representa a natureza animal do arminho.
Não transmite a ideia de distância porque se trata de um retrato, mas tem perspectiva, uma vez que os dois elementos representados têm o tamanho ideal entre si.
Dama com Arminho
Leonardo Da VinciLeonardo Da Vinci explicitou maravilhosamente a terceira dimensão. Ao iluminar certos locais e sombrear outros, conseguiu transmitir muito bem a ideia de volume e profundidade.
Ana Matilde

Sem comentários: